sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vitória do Povo!

Depois de quase 30 anos de governo do presidente Mubarak, o Egito enfim consegue sua libertação!

Ele é feio igual a Dilma

Com os crescentes protestos e a queda do presidente, a 23 anos (caraca ele era presidente de lá desde que eu nasci!) , da Tunísia Ben Ali, que ficou exilado na Arábia Saldita (importante aliado dos EUA) , o povo do Egito nos mostra a cada notícia que surge que é um povo unido, apesar de tudo.

Desde 2001 o país passa por inúmeras revoltas populares por uma mudança política. O rei da Arábia Saldita "dedurou" manifestantes (por telefone), cutucando Mubarak e dizendo que eles queriam liberdade de expressão. Furioso, o ditador egípcio que provocava miséria extrema ao seu próprio povo , não deixou barato todas as revoltas e decidiu conta-atacar colocando o exército nas ruas e suspendendo os direitos do povo aos serviços básicos como telefonia. Ele ainda anunciou ao seu povo que iria deixar o poder a seu filho, Gamal. (Resumindo, o cara já não sabia mais controlar e comandar seu país! É como se a louca da Dilma (Odeio a Dilma) virasse do nada e falasse: oh povo feio, agora eu vou ficar aqui e passar o poder a todos os meus herdeiros e não vou escutar nada que vocês pedirem!)

2011 iniciou-se com vários protestos e com o posicionamento parceiro da irmandade muçulmana (que deu origem ao Hamas) o presidente se sentiu mais pressionado ainda a abandonar o cargo, porém, apesar de todos os pedidos da comunidade Européia e até do Presidente dos EUA, afirmou que ficaria até as eleições de Setembro. Para tentar pacificar a onde de protestos da população, no Cairo (capital do Egito), o governo apresentou até uma proposta de aumento de 15% do salário e das aposentadorias. Mesmo assim a população ainda achava pouco para o tanto que o país precisava e continuavam a se reunir na praça Tahrir (que em português significa LIBERTADE. Sugestivo não?).

Nessa última semana os protestos foram se intensificando de tal maneira, que com toda a paralisação dos serviços, greves, países pressionando e o povo reunido, enfim Mubarak resolveu reiniciar o cargo e deixou para seu vice-presidente, Omar Suleiman, fazer o anúncio de sua decisão, deixando um sentimento de vitória e felicidade de final de copa do mundo no coração dos Egípcios e também de todas as nações que estão acompanhando todos os acontecimentos.

Vitória do povo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão direito do mouse Você não pode usar o botão direito neste documento!